Blog

A tristeza do sexto semestre

Ainda no começo da graduação eu conversava com muitos veteranos para saber o que me aguardava no futuro do curso de Matemática. Muitos deles mencionaram essa tal “tristeza do sexto semestre”. E realmente aconteceu!


Após (e durante) o sexto semestre é comum a graduação começar a se tornar menos importante. Um dos motivos para isso é que as matérias mais difíceis já passaram e nos semestres seguintes não tem mais muita coisa que exija noites de sono perdido; tem o TCC, mas se você se planejar bem nem precisa de tanto café assim.


Mas, como transformar a segunda metade da graduação em algo empolgante?


A partir do sexto semestre a graduação fica mais leve, então é um excelente momento para planejar o que fazer depois da graduação. Isso vai te ajudar a ter algo para fazer depois de se graduar e evitar uma tristeza ainda pior. O limbo entre graduação e trabalho (ou mestrado).


  1. Descubra se (e onde) quer fazer mestrado - Se você ama matemática, além de amar ser professor, então talvez a carreira acadêmica seja seu caminho. Pesquise quais são os programas de pós-graduação que você gostaria de fazer e como é o processo seletivo deles. Tem prova? Então comece a estudar! Tem que ter projeto? Então comece a escrever!

  2. Se ainda não fez IC, faça! - Se você planeja seguir carreira acadêmica, então ter pelo menos 1 ano de Iniciação Científica vai te destacar durante os processos seletivos. Além disso, a partir do quinto semestre você já tem base matemática forte o suficiente para encarar projetos de alto nível.

  3. Aprenda a programar - independentemente de fazer carreira acadêmica ou não, ser proficiente em uma linguagem de programação vai te ajudar a encontrar um emprego ou encarar problemas de pesquisa com mais eficácia. Então melhorar suas habilidades em programação é muito importante!

  4. Comece seu TCC - Definitivamente é algo que vai te ajudar no futuro. Se você ainda não encontrou um orientador, com certeza é um bom momento para fazer isso. Mas, mesmo sem um orientador você pode decidir em que área, ou áreas, quer fazer seu TCC e começar a estudar livros nesses tópicos. Isso vai te evitar muita frustração quando começar a atacar o problema da sua pesquisa.

  5. Tape buracos - Todos nós temos coisas que não aprendemos muito bem. Para mim foi Teoria dos Números durante a graduação e Teoria da Medida durante o mestrado. Se você também tem alguma disciplina que não compreendeu muito bem, agora é o momento perfeito para se dedicar a tapar esses buracos.


Mas lembre-se, não tente abraçar o mundo! Duas dessas sugestões já vão tomar tempo suficiente, e lembre-se também que este fim da graduação pode ser o momento ideal para colocar a cabeça no lugar e se recuperar da loucura que foram os últimos semestres.